It was back in...

9.2.13

Imaginei

  Imagina, imagina uma menina pequenina, uma menina alegre que corre pelo jardim sem medo, sem tristeza, sem pensar em mais nada sem ser simplesmente na sua liberdade.
Não sabe, não conhece.... mais nada a não ser felicidade, não há problemas em que a menina possa pensar, e o único medo que tem é perder se dos pais. É irónico como este pode ser o único medo de alguém numa simples fase da vida....
Não temos medo de nada até que nos assustem, confiamos cegamente nas pessoas até que nos façam perder a dita confiança .
Perder a confiança é algo que nos assusta, e algo que faz com que passemos a contar apenas com a nossa pessoa.

Imagina a menina pequenina um pouco maior, agora já brinca com bonecas e bonecos, com animais, constrói os seus sonhos a brincar, e sonha tão alto que consigo ouvi la a sonhar do outro lado do mundo, consigo ver aqueles pequenos sonhos, aquela imaginação tão colorida, consegui ver a menina a olhar pela janela do seu carro, parecia distante do mundo, de tudo o que a rodeava, parecia importar se apenas com os seus pensamentos, era realmente fascinante ver como se conseguia abstrair de tudo.
Talvez o problema seja mesmo o facto de se ter refugiado no mundo dos sonhos ...
Imagina então que a menina cresceu um bocadinho, agora já faz birras, já chora quando não obtém o que quer e está sempre a pedir um cão, gostava de saber o que é tão fascinante para ela num cão, e o porque de tamanha exigência.

"aquele ursinho  correu na minha direcção, o mundo parou, foi como se alguém me tivesse finalmente ouvido e como se se tivessem lembrado de me fazer a melhor surpresa de todas! so me apetece agarrar este ursinho e nunca o largar"

Imagina a menina que agora pensa que quer ser veterinária...

passou se alguma coisa, agora parece tão pensativa,  não consigo ver a mesma alegria daqueles pensamentos, não vejo a felicidade que parecia ver anteriormente, parece perdida e cheia de perguntas ...

PASSOU, tudo passou, esqueceu se das perguntas e voltou a sorrir, arrumou a confusão que dançava na sua cabeça e as memorias, num cantinho ...agora já não quer ser veterinária, tem tantas opções que todos os dias escolhe uma...

Imagina...imagina a menina a estudar, parece feliz, parece não ter perguntas e agora o seu único problema é se a professora vai mandar cópias para casa, ou mesmo exercícios de matemática .
Depois, tudo passa, faz os trabalhos de casa e consigo ve la alegre, enquanto brinca com os seus cães, corre de um lado para o outro, e o seu riso é como o cantar de passarinhos, é como uma cantiga de embalar.
"Estamos no verão! gosto tanto do Verão, gosto de ir para aquelas praias com o meu cão, ele come areia e assusta as pessoas, nunca ninguém me vai fazer mal enquanto estiver ao pé dele! (...)
Mudei de casa, é nova, adormeço com a lua e acordo com os passarinhos, posso brincar na piscina, no jardim, posso olhar para o campo, e brincar com as libelinhas, adoro estar aqui (...)"
"Mãe, lembras te daquela senhora de cabelos brancos que ia sempre com os garrafões de agua,e  que disse que um dia me iria mostrar aquela fonte de onde tira a água? não a vejo há tanto tempo! tinha um cão, chamava se farrapo"!

Imagina...imagina a menina pequenina, crescida, sem aparelho nos dentes, e já não é gozada por ninguém, tirou o aparelho e parece tão diferente !
Todos os anos faz uma viagem, parece que os seus sonhos giram a volta do conhecimento de lugares bonitos!
Parece feliz, as vezes quando a vejo tem uma expressão triste, mas continua a viver no seu mundo dos sonhos, consigo ver o quando viaja aquela mente !
Este ano, decidiu  acampar, resolveu fazer umas ferias diferentes, um acampamento de três dias, vi que fazia uma mala grande e calculei que as suas férias se prolongassem após aquele acampamento...
Não se despediu, não se despediu do seu mundo do campo, dos passarinhos, da lua, foi se embora e pensou que quando voltasse tudo estaria no seu lugar.

" voltei, estou cor de canela, e tenho o cabelo mais claro, sinto me feliz e triste ao mesmo tempo, confusa, mas espero que passe, mudou tudo, agora já não adormeço com a lua, nem acordo com os passarinhos, acho que aqui não há passarinhos, ou então, não cantam, são envergonhados...
agora cheira a velho, mas vai passar, passa sempre..."

Passou tanto tempo! Aquela menina cresceu, parece um anjo, tem os cabelos compridos, os lábios bem delineados, parecem da cor de rosas encarnadas, é uma menina pensativa, tem um sorriso bonito, um olhar tímido e desconfiado, quando se ri, consigo ouvir de novo aquela musica...no entanto o seu riso parece um pouco forçado, ás vezes esta muito séria, não parece a mesma .
Vejo a muitas vezes com um rapaz, sorri lhe muito, consegue faze la rir, olha para ela como se fosse o seu mundo, da lhe a mão e passeia com ela pelos jardins, vejo o brilho nos seus olhos, vejo felicidade, confusão, tristeza, e confiança.

Hoje voltei a ver a menina, estava a passear um cãozinho, corria atrás dele, acariciava o e mostrava lhe o mundo, como ela o conhecera pela primeira vez, ensinava lhe a brincar, sorria, e o rapaz corria atrás dela e do cãozinho, acompanhando aquela alegria.
Podia ver que tudo o que lhes interessava era a felicidade daquele momento, conseguia ver que não pensavam em mais nada .

Estou a janela, está muito frio, é quase Natal, voltei a ver a menina dos cabelos loiros hoje, parecia perdida de novo, sem respostas, corria de um lado para o outro com uns papeis na mão, tinha os olhos em lágrimas...por momentos aqueles olhos contagiaram tudo o que era sentimento em mim,  contagiaram aquelas ruas e tornou se tudo triste, confuso, sem razão de ser...ela parecia procurar a sua rotina, a felicidade que a esperava sempre que chegava a casa, o rapaz corria atrás dela sem saber como fazer com que a alegria da menina voltasse ...


"onde estás? tenho saudades tuas, para onde te levaram? porque é que não te consigo encontrar com o coração? volta para mim, procuro te em todos os cantinhos e não apareces, os meus olhos percorrem cada esconderijo onde te possas ter metido, chamo te tantas vezes, mas não obtenho resposta, quem é que vai esperar por mim todos os dias para me felicitar quando chego a casa? quem é que vai deixar pelos na minha roupa e roubar me as meias?"


Vejo a todos os dias, sai de casa apressada, continua a rotina, parece que caminha perdida, parece que olha para todos com uma certa desconfiança, tem medo que a desiludam, tem medo que lhe roubem a pouca alegria que lhe resta, confia nela própria, em mais ninguém, fala para si, desabafa e conta a si própria os seus segredos.
Hoje ouvi a a falar ao telemóvel, parecia chateada, triste, cansada, acho que agora já não quer ser veterinária, ou medica, agora está num rumo diferente, um rumo que mete medo, mas que é o caminho acertado para quem vive de sonhos como a menina, ela pensa que estás desiludido com ela, tenta sempre agradar te e parece que tudo é pouco, no fundo percebe porque...mas há coisas que são para os grandes, e os meninos e as meninas têm de viver um certo período de ignorância, se não, descobrem o Mundo.

"o Mundo não é lindo como eu pensei...tem muitas cores, mas não é alegre...eu tenho medo do mundo, pensei que fosse colorido, mas afinal é apenas preto e branco..."


E então, ela fez o melhor que soube...ESCREVEU.





Mariana


2 comentários:

Inês disse...

Sigo :)

Unknown disse...

Minha querida Mariana,

Leio estas palavras e identifico-me muito com esta prima, que considero mana... e desejo que todos os seus sonhos de menina se concretizem e que sejas sempre muito muito feliz...!

Um grande beijinho com tudo do melhor, e que este mundo de gente grande continue sempre cheio de cor para ti!

Prima Dina.